segunda-feira, 22 de junho de 2015

Como ensinamos nossos filhos a gostarem de ler


Meus filhos são realmente bons leitores. A Julia está com 17 anos e o Daniel com 14 e considero que eles leem muito. Só para ter uma idéia, em 2014 eles leram, cada um, em torno de 30 livros. E sempre foi assim. Exatamente por isso, sempre me perguntam como eu fiz para os meus filhos gostarem tanto de ler e com a publicação dos contos da Julia essa velha pergunta tem "pipocado".
Minha resposta continua a mesma: não sei e essa é a mais pura verdade. 
O que posso dizer é que sempre li pra eles (desde sempre) e passear em livrarias divertidas sempre foi um dos programas da família (e um dos favoritos das crianças). Outra coisa que costumo fazer é conhecer os livros antes de "apresenta-los " às crianças. E acho que elas se interessam mais por textos ritmados e figuras coloridas (parece chamar a atenção). Também acho que demos o exemplo. Sempre lemos e quando as crianças eram pequenas estudávamos muito porque fizemos mestrado e doutorado com elas ainda bem pequenas. Então, elas cresceram nos vendo rodeada de livros.
Como vocês podem notar não tem segredo algum. Nada do que já estejamos cansados de saber. Ler para elas, dar livros apropriados para a idade e dar o exemplo. Talvez o "pulo do gato" esteja na intensidade e na verdade, pois  realmente adoramos livros e sentimos um prazer enorme em ler para eles e nos divertimos muito juntos quando estamos com um livro na mão. 

Imagem: disneybabble.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário